Aula II - Hierarquia da Santa Igreja


A hierarquia da Igreja é uma forma de organização dos clérigos, pastores do Povo de Deus e custódios da Fé. São chamados Ministros Ordenados, porque recebem um, dois ou os três graus do Sacramento da Ordem: diaconato, presbiterado e episcopado. E também podem receber títulos honoríficos, como por exemplo, o cardinalato. Segue abaixo a hierarquia:

PAPA: Cabeça do Colégio Apostólico e Líder da Igreja Católica, o papa é o Sucessor de São Pedro, por conseguinte, responsável pela solidificação da fé do povo cristão e coordena a Igreja Católica como uma organização filantrópica em todo o mundo habbiano.

CARDEAIS: Cooperadores diretos do papa, como prefeitos e presidentes dos organismos da Cúria Romana. A sua principal função, além de pastores do Povo de Deus, é em Sé Vacante (ou seja, quando não há papa) dar um novo papa para a Igreja e um novo bispo à Roma, essa reunião é chamada de conclave.

ARCEBISPOS: O arcebispado é uma nomeação própria dos bispos, que ganham essa titulação quando são bispos locais de uma diocese elevada à dignidade de ARQUIdiocese, por atender um maior número de fiéis. Os arcebispos podem ser metropolitas (responsável por uma arquidiocese metropolitana) arcebispos pessoais (responsáveis por uma arquidiocese pessoal e extra territorial, por exemplo, a Arquidiocese Militar Brasileira) ou titulares (arcebispos com títulos mas sem arquidiocese) assim como todos os membros do episcopado são nomeados diretamente pelo papa.

BISPOS: Podem ser auxiliares de outras arquidioceses, coadjutores (com direito a sucessão direta) ou de uma diocese particular, como os arcebispos e os cardeais, são nomeados diretamente e unicamente pelo papa.

MONSENHORES: Padres já com longo tempo de serviço, condecorados diretamente pelo papa, a pedido do seu bispo local. Podem haver também padres condecorados monsenhores para o auxilio pessoal do papa, o qual chamamos de Monsenhor Protonotários Apostólicos.

CÔNEGOS: Padres com longo tempo de trabalho, que recebem do bispo ordinário a honraria de cônego, tendo como sua função aconselhar o arcebispo sempre que convocado e administrar a Catedral Metropolitana.

PADRES: Cooperadores diretos do bispo local, tem como missão fundamental e inviolável celebrar diariamente a Santa Missa. São os principais colaboradores para a evangelização, incentivo do povo de Deus e formação catequética.

DIÁCONOS - Anunciadores do Santo Evangelho e cooperadores dos padres e bispos, podem ser permanentes (homens casados que auxiliam a Igreja) ou transitórios (em preparação para o sacerdócio).


RESUMO HIERÁRQUICO

Em ordem decrescente (sem títulos)
1. Papa
2. Bispos
2. Padres

Em ordem decrescente (com títulos)
1. Papa
2. Cardeais
3. Arcebispos
4. Bispos
5. Monsenhores e Cônegos
6. Padres
7. Diáconos