Aula III - As cores litúrgicas


As cores litúrgicas seguem o diretório de acordo com o tempo litúrgico vivido em determinado período do ano. Podemos afirmar que cada tempo litúrgico tem sua própria cor. Estas cores são vistas e observadas principalmente e unicamente nos paramentos dos ministros ordenados que presidem a comunidade dos fiéis: os diáconos, os presbíteros e os bispos. As cores litúrgicas tem por objetivo, além de organizar, transmitir o sentido do que se celebra. Seguem as cores litúrgicas:

Cor Verde: A cor verde é a cor dada ao tempo comum, simbologicamente, representa a esperança. É usada durante 35 semanas e 34 domingos, tempo em que Jesus nos solidifica na fé cristã.


Cor Vermelha: A cor vermelha é a cor usada para as festas dos santos mártires, nas solenidades que remetam ao Espírito Santo (como por exemplo, em crismas) e nas solenidades do Senhor que a liturgia recorda um sacrifico completo (como por exemplo, na Sexta Feira da Paixão). Simbologicamente, é cor representativa da entrega, do sangue e da manifestação do Espírito Santo.

Cor Roxa: A cor roxa é a cor usada durante o tempo quaresmal (iniciado na Quarta-feira de Cinzas e sendo concluído, após 40 dias, com a celebração do Domingo de Ramos) e do tempo do advento (iniciado na primeira semana do ano litúrgico e sendo concluído com a Celebração do Natal do Senhor) podendo também ser usada em ocasiões fúnebres (quando não se usa a cor preta). Simbologicamente, a cor roxa quer transmitir a penitência e o encontro consigo mesmo, por isso é usada no Tempo Quaresmal, porém também transmite a confiança nas promessas do Senhor, por isso é usada no Tempo do Advento.


Cor Rósea: A cor rósea é usada unicamente em dois domingos do ano litúrgico, no III IV Domingo da Quaresma e III Domingo do Advento. Simbologicamente, é a cor que representa a alegria e, como a cor roxa, o encontro consigo mesmo por meio da alegria que advém do Senhor Jesus. 


Cor Dourada (que pode substituir o branco): A cor dourada é usada nas Solenidades, Festividades e Memória dos não-mártires da Igreja. Quer transmitir a alegria, a entrega e a profunda felicidade pelo exemplo dos Santos e Santas, e pela entrega pessoal do Cristo. É usada, principalmente, na Ressurreição do Senhor e no Seu Natal.

Cor Preta: A cor preta é usada unicamente nas celebrações fúnebres, representando o luto.


Cor Azul: A cor azul pode ser usada em todas as solenidades e memórias da Virgem Maria. Simbologicamente, esta cor representa a serenidade da Virgem e sua pureza, por isso também pode ser substituída pela cor branca.




CALENDÁRIO LITÚRGICO